13

Dorothea Elizabeth Orem



http://enfermageandotc21.blogspot.com.br/


Olá amigos leitores, hoje vamos conhecer a pessoa que fez muita diferença na nossa área desenvolvendo sua teoria do autocuidado, que consiste, basicamente, na ideia de que os indivíduos, quando capazes, devem cuidar de si mesmos.
Vamos conferir!

 Dorothea Elizabeth Orem

Quando existe a incapacidade, entra o trabalho do enfermeiro no processo de cuidar. Para as crianças, esses cuidados são necessários mediante incapacidade dos pais e/ou responsáveis interferirem neste processo.

Bibliografia  Dorothea Elizabeth Orem

1914 nasce Dorothea Elizabeth Orem,em Baltimore, Maryland, EUA;
1930 se forma e recebe o título de Bacharel em Ciências e Educação de Enfermagem;
1939 conclui o Mestrado em Ciências em Educação em Enfermagem;
1945 Obteve Doutorado em Ciências;
1971 publicação do seu livro (Enfermagem conceitos da pratica "teoria do autocuidado");
1980 a 1988 Nomeada Membro Honorário da Academia Americana de Enfermagem;
1992 Continua a trabalhar como consultora de enfermagem e a desenvolver sua teoria de enfermagem.

É uma enfermeira e empresária estado-unidense, seu pai era trabalhador de construção civil e pescador sua mãe dona de casa, iniciou sua carreira profissional em enfermagem na Escola de Enfermagem do "Providence Hospital Washington –EUA". 

Concluiu o curso de enfermagem em 1930 e o mestrado em enfermagem no ano de 1939 e o mestrado em ciências da educação em enfermagem em 1945, pela Universidade Católica da América. 

Recebeu vários títulos e graus honoríficos, inclusive o de Doutora em Enfermagem. Iniciou os estudos a respeito da sua teoria em 1958.Em 1958 Dorothea Elizabeth Orem teve uma intuição acerca de que os indivíduos necessitavam da ajuda da enfermeira e que eles podem ser ajudados por ela.

E neste período de 1958- 1959 como consultora para a secretaria de educação do departamento de saúde, educação e bem – estar, Dorothea Orem participou de um projeto para aperfeiçoar o treinamento em enfermagem pratica.

Com esse trabalho a estimulou a dar atenção á indagação: “qual a condição existente numa pessoa ,quando essa pessoa ou outras determinam que aquele deve submeter – se a cuidados de enfermagem?” isso expandiu – se para o seu conceito de autocuidado. Em 1959 o conceito de enfermagem de Orem, como provimentos de autocuidado, foi publicado pela primeira vez.

A teoria de Enfermagem de Orem foi desenvolvida entre 1959 a 1985. Baseia-se na premissa que os pacientes podem cuidar de si próprios, primariamente usada em reabilitação e cuidados primários,
onde o paciente é encorajado a ser independente o máximo possível. O modelo de Orem é baseado em que todos os pacientes desejam cuidar de si próprios e o oferecimento e controle disso num trabalho continuo para sustentar a vida e a saúde.

Recuperar – se da doença ou ferimento e compatibilizar– se com seus efeitos. Orem desenvolve sua teoria geral de enfermagem em três partes relacionados, essas partes são: autocuidado, deficiência do autocuidado e sistema de enfermagem.

Podem ocorrer situações em que uma ou mais situações se façam presentes e necessárias, simultaneamente. A Teoria de Dorothea Orem proporciona uma base compreensiva para a prática da enfermagem, com utilidade na educação, prática clínica, administração, pesquisa e sistemas de informação na enfermagem.

Os principais conceitos de Dorothea Orem

seres humanos,
saúde,
sociedade e enfermagem.

De fácil entendimento e compreensão, define quando a enfermagem é necessária e a intensidade de sua intervenção, relacionada com as necessidades afetadas do paciente/familiar, em que o enfermeiro atua parcial ou totalmente, mas nunca deixando de ser o condutor, educador e orientador do processo de cuidar.

Fundamenta sua teoria na promoção e manutenção da saúde, considerando os aspectos holísticos da assistência de enfermagem e a responsabilidade do indivíduo em relação ao processo do cuidar, tornando-se um sistema dinâmico, versátil e fluente em relação aos objetivos, sendo simples o entendimento, embora complexo na composição. Sua teoria continua a evoluir, universalmente, com impacto na profissão, contribuindo, significativamente, para o desenvolvimento das teorias de enfermagem.

Gosto muito de dividir com vocês o meu conhecimento, básica e resumida essa é a historia de Dorothea Elizabeth Orem, para fins de pesquisa pode ajudar e muito.

Leia também os artigos relacionados a Teoria do autocuidado e a Teoria do déficit do autocuidado e Teoria dos sistemas de enfermagem.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…

Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.

***************************************************

ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

Beijos imensos no coração!


13 comentários:

  1. Olá Michele, estou querendo fazer um trabalho sobre esta teoria de OREM, e gostaria de saber se possivel, o bibliografia destas informações, pois estou com muita dificuldade de encontrar dentro da literatura pontos sobre a biografia dela. obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Cíntia,boa tarde,gostei muito da sua pergunta e me fez ver a necessidade das referencias,gostaria de agradecer a você e pedir desculpas por não ter postado as referencias,agora todo conteúdo de postagem vou citar as referências bibliográficas,eu mesma sei que isso e sempre cobrado!
      Você vai encontrar tudo que precisa nesta s bases bibliográficas citadas a baixo:
      Nursing Theorists and their Work.(Os teóricos de enfermagem e de seu trabalho)
      Definição: Um estudo de caso no final de cada capítulo teórico coloca a teoria em uma perspectiva mais ampla, ajudando-o a entender como a informação pode ser aplicada à prática.
      Nursing Theory (Teoria de Enfermagem )
      Definição: Conceitos, definições e proposições aplicados ao estudo de vários fenômenos pertencentes à enfermagem e à pesquisa na enfermagem.
      Bom espero ter ajudado beijos no coração!

      Excluir
  2. Olá Michele, estou querendo fazer um trabalho sobre esta teoria de OREM, e gostaria de saber se possivel, o bibliografia destas informações, pois estou com muita dificuldade de encontrar dentro da literatura pontos sobre a biografia dela. obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ MICHELE! VOCÊ É MUITO FOFA!!! GOSTEI MUITO DESTA SUA PUBLICAÇÃO, SOU ENFERMEIRO, PROFESSOR DE NIVEL SUPERIOR EM ENFERMAGEM. ACHEI MUITO BOM MESMO ESTE SEU ARTIGO, PARABÉNS E BEIJÃO NO CORAÇÃO. Francisco Medrado.
    MEU EMAIL: medradosantos@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. OLÁ MICHELE! VOCÊ É MUITO FOFA!!! GOSTEI MUITO DESTA SUA PUBLICAÇÃO, SOU ENFERMEIRO, PROFESSOR DE NIVEL SUPERIOR EM ENFERMAGEM. ACHEI MUITO BOM MESMO ESTE SEU ARTIGO, PARABÉNS E BEIJÃO NO CORAÇÃO. Francisco Medrado.
    MEU EMAIL: medradosantos@ig.com.br

    ResponderExcluir
  5. Obrigada seu blog, sobre a teoria de Dorothea Orem me ajudou muito!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom Michele,encontrei realmente o que queria e vai me ajudar muitoo!Obrigada

    ResponderExcluir
  7. obrigada me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  8. Oi, ótimo conteúdo!!! Por favor há um livro específico que trate dessa teoria? Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Teóricas de Enfermagem e Sua Obra" 28 teorias de enfermagem atualizadas.

      Excluir
  9. Muito bom . Vai me ajudar muito

    ResponderExcluir
  10. Estou preparando um seminario,e o conteudo foi muito gratificante para minhas pesquisas.Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Muito boa síntese das ideias desta teorista

    ResponderExcluir