0

"Construindo conceito de cuidado"

https://enfermageandotc21.blogspot.com/

Enfermageando
Olá amigos leitores, Enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano.
vamos conferir!

"Construindo conceito de cuidado"


Antecedente:
Necessidades
Sensibilidade

Atributos:
amor
zelo
consciência
solidariedade
ética

Consequências:
satisfação
bem-estar
cura
confiança
saúde
alívio
conforto
A compreensão do conceito de cuidado, o cuidado de enfermagem e o significado do cuidado.
O conceito construído envolveu atitudes de consciência, ética, zelo, solidariedade e amor que expressam um "saber-fazer" embasado na ciência, na arte, na ética e na estética, direcionado às necessidades do indivíduo, da família e da comunidade.

Estes sentimentos são percebido de forma clara o amor, interação, solidariedade, responsabilidade, consciência, zelo, compaixão, ensino, ética e interesse a compreensão do conceito de cuidado.

Zelo
 selecionada  como atributo essencial do cuidado de Enfermagem, tem como significado, "afeição ou dedicação, cuidado, desvelo ardente por alguém ou por algo", sentido similar ao atributo amor.
 No próprio significado da palavra zelo, está a palavra cuidado. Portanto, o zelo é inerente ao cuidado. Não é possível existir cuidado sem zelo O cuidado envolve obrigatoriamente o zelo. Se há cuidado, há zelo e desvelo pelo ser cuidado.


 "Cuidar como afeto"
 a intensidade dos sentimentos de emoção, compaixão ou empatia influi no emocional da enfermeira, e, desse modo, influenciará no ato de cuidar, pois os profissionais de enfermagem trabalham no limiar entre a vida e a morte

Solidariedade
no cuidado se mostra na forma de viver, de ser e de se expressar na relação com o outro.

Ética
Cuidar do outro é uma atitude ética. Não ser ético desqualifica o cuidado. Penso que sem ética não há cuidado. O cuidado é permeado de valores éticos, políticos, sociais e de cidadania que vão ao encontro dos valores profissionais do cuidado. Isto o torna essencialmente humano. O cuidado envolve a moral e a ética e estes atributos contribuem para que o cuidado de enfermagem atenda às necessidades do outro

Outro consequente do cuidado é a "confiança."
 O dicionário afirma que a confiança diz respeito à segurança, crédito, fé e credibilidade


O bem-estar proporcionado pelo cuidado é indescritível, no entanto, é percebido na relação de cuidado, tanto pelo enfermeiro quanto pelo paciente, pela sensação de zelo que este traz.
A recuperação da saúde é uma consequência do cuidado de Enfermagem.

O significado do cuidado os significados do cuidado se apresentam na expressão do sentido atribuído pelo ser cuidado à ação de cuidar.

Ao tomar consciência do que é cuidado, a enfermagem usa os conhecimentos e as suas habilidades para uma tomada de atitude que vai ao encontro das necessidades do outro.
A tomada de consciência se dá através do conhecimento.
Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…

Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.

***************************************************

ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

Beijos imensos no coração!


Nenhum comentário:

Postar um comentário