0

Técnica para calçar luvas estéreis

calçar luvas estéreis

Enfermageando

Olá amigos leitores. o procedimento de calçar um par de luvas estéril, requer técnica correta, para evitar a contaminação da luva, pois pode ocorrer contaminação com muita facilidade, por isso requer muita atenção.

Vamos conferir!

Técnica para calçar luvas estéreis

As luvas estéreis, devem ser utilizadas sempre que ocorrer a necessidade de manipulação de áreas estéreis. 

Existem vários procedimentos que exigem utilização de luvas estéreis, entre eles os procedimentos cirúrgicos, aspiração endotraqueal, curativos extensos que se tornam difíceis realizar somente com material de curativo. 

Resumindo, em qualquer ocasião que for necessário auxílio manual em locais estéreis ou em lesões, usa-se as luvas esterilizadas.

Após realizar a lavagem correta das mãos, abra o pacote de luva sobre uma superfície limpa, e a altura confortável para sua manipulação.

Ao utilizar luvas estéreis, não se pode entrar em contato com superfícies ou materiais não estéreis, sob o risco de contaminar o procedimento. Para ajudar a prevenir a contaminação, após calçar as luvas, mantenha os braços erguidos a fim de reduzir o contato com portas, objetos ou maçanetas.

Assim como as luvas de procedimento, as luvas estéreis são confeccionadas em látex. Esse material apresenta algumas vantagens, como ser barato, econômico e facilmente descartável.

No entanto, alguns pacientes e profissionais podem apresentar alergia a esse material. Nesses casos, deve-se providenciar a suspensão imediata do seu uso, e a adoção de luvas que sejam confeccionadas em outro material, como vinil ou nitrila

Descrição detalhada do passo a passo para calçar luvas estéreis

Material necessário: 1 pacote de luvas estéreis.

pacotes-de-luvas-estéreis.

Pacotes de luva estéril.

Calçando as Luvas Estéreis em 8 passos

1º passo: reúna o material necessário, escolhendo o tamanho da luva de acordo com o tamanho da sua mão. 

Geralmente os tamanhos vão de 6 a 9.

Verificar o tamanho da luva.

2º passo: lave as mãos antes de iniciar este procedimento (isso evitará que as sujidades da sua mão passem para o látex caso de ruptura da luva, possa contaminar o procedimento). 

3º passo: verifique as condições do envelope, data de validade, se há perfurações ou se a embalagem está rompida. Nesses casos, descarte a embalagem e avise ao superior imediato e a comissão de controle de infecção hospitalar da sua unidade. Identifique o ponto de abertura do pacote.

4º passo: abra o pacote e despeje o pacote interno em superfície, e preferência em campo estéril ou superfície limpa. Lembre-se que o pacote interno é estéril, se colocá-lo sob superfície limpa, passe a considerar apenas que a parte interna estará estéril.

5º passo: abra e posicione o pacote interno de acordo com instruções da embalagem. O pacote interno é composto pelas duas luvas dobradas, uma para cada mão. É importante calçar a luva correta para cada mão, uma vez que isso evitará a contaminação da parte externa da luva.

6º passo: inicie a abertura do pacote pegando pelas pontas, na parte mais externa, sem contato com as luvas.

7º passo: observe que os punhos estão dobrados. Junte os dedos da mão não dominante e com a outra mão, calce a luva delicadamente e com calma, sempre segure na parte externa da dobra do punho.

Dica: 

Realizar esse procedimento de forma rápida poderá fazer você contaminar a luva. Em caso de contaminação, ela deverá ser imediatamente desprezada. Realize o procedimento de forma calma e centrada.

8º passo: para calçar a segunda mão, faça o seguinte: com a mão enluvada, coloque dois dedos na parte interna da dobra, expondo sua abertura e facilitando a entrada da outra mão, passo: ajuste os punhos e os dedos, ajuste-as-luvas

Ajuste os punhos e dedos, sempre tocando na parte interna da luva, caso necessário.

Após calçar as luvas, realize os cuidados com o paciente, sempre tendo em vista os cuidados necessários para não contaminar.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…

Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.

***************************************************

ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário